segunda-feira, 1 de abril de 2013

The sad zeitgeist movement (O triste movimento)

Apenas uma constatação, sem mais.
Sei que não sou nenhum exemplo de simplicidade e modéstia, e justamente por conhecer a mim e minhas condições enquanto ser humano, errante, que me espanto em conseguir chegar a conclusão de que as pessoas estão cada vez mais seguras de si, e temo não ser uma segurança positiva, que acrescenta e empurra ao crescimento pessoal.
Fato é que percebo uma energia pesada que paira no ar em noites de "interações sociais", há uma preocupação excessiva em não se preocupar com os demais que se encontram em mesmo local, embora todos estejam lá pelo mesmo objetivo, interagir!
Por alguma razão se abateu sobre os jovens uma crença de que quanto mais esnobe se pareça mais interessante se tornará.
Devo admitir que há uma obscura sincronia entre eles, pois todos, ou quase - subtraindo aqueles que, ainda, não foram abduzidos- tomaram por consenso agir de tal forma padronizada como uma forma de seu 'eu na vida cotidiana'.
Zeitgeist? será? Sinceramente, se esse for, então, o 'espírito do tempo' realmente estou convicto de que não estou preparado para ele, e aceito me ver como 'da velha guarda'.
Essas reflexões só me vieram a mente, aos poucos, conforme fui sentindo falta da simpatia, que até mesmo, e ainda há pouco tempo, beiravam a expansividade, mas fato era que em uma noite, entre uma bebida e outra, fazia-se amigos 'do peito e da pinga'e as vezes amigos para o café da manhã em um botequim qualquer que servisse um belo café tinto forte.
Contudo tenho asco de falsas modéstias, não que eu queira que vossas magníficas belezas e styles não sejam admirados e mesmo colocados em evidência por vós mesmos, meus caros Narcisos- acreditem, acho Narciso encantadoramente belo, mais por sua ingenuidade de definhar pelo belo que nunca dantes tinha visto do que por sua aparência em si. Saber que se é bonito é saudável e admirável, mas se crer principesco, é espantoso, no mínimo, e tudo que posso pensar que possam conseguir com tal atitude é ser de fato inatingível, tal como um príncipe, quem se pode ver passar, mas não tocar ou, o  mais importante, dirigir a palavra.
No fim de uma noite vejo dezenas de lindos rostos, erguidos por belos corpos que se protegem em belas roupas armaduras, mas em nenhum momento consigo sequer cogitar a possibilidade se há algo além da beleza física e que dê, realmente, humanidade e gênio a tais Narcisos.
Sinto falta da simplicidade de sorrisos sinceros, de atitudes mais educadas de todos para com todos, sinto falta de um querer trocar experiências, sinto falta de uma velha energia alegre, quando o objetivo de encontros sociais tinham de fato a melhor das funções sociais, sociabilizar.
Esperemos que este 'espírito do- nosso?- tempo' que me parece ter como premissa a briga de egos, logo passe, e que em seu lugar venha um de fato principesco, mas no tocante de nobreza em ações.

Um comentário:

  1. 1: os tênis empoçados parecem girafas, grandes, altivas, elegantes, pintadas perfeitas:girafas.
    2: as vezes desabafos parecem que saem da saliva de ressaca de tão amargos (enfrentamos sermos árvores, sozinhos, se for o que dita o tal espírito?).
    3: falta tua, ando fazendo divertimentos de tecido e linha que me lembram tu :) divertido.

    ResponderExcluir