domingo, 25 de dezembro de 2011

Qual o seu?


Todos nós temos um sonho. Um grande sonho.
Não no sentido de importância material, ou do tamanho da dificuldade para alcança-lo.
O seu tamanho deve ser medido no tocante da importância que ele para cada um que o sonha.
Do quanto que ele está em seu coração, do quanto ele faz com que sonhemos com dia que poderemos realiza-lo, do quanto só de pensar ficamos felizes.
Para um garotinho pode ser uma bicicleta, o cachorrinho que ele tanto pede, mas ainda não pode ter ou o sonho de conhecer seu pai, ou pais.
O quanto bate teu coração quando pensa no seu?
Eu sempre quis ser pai. Desde sempre. Esse sempre foi meu grande sonho. Aquele que quando sonho me dá uma felicidade só de pensar. Que me dá um nó na garganta e um borboletear no estômago.
Sonhava. Decidi não sonhar mais.
Não que eu tenha deixado de gostar de crianças. Nada pode ser mais bonito.
O fato é pior do que uma fatalidade que possa ter me impedido de realizar meu sonho. É a realidade de ter perdido a fé nos pais. E vendo estes pais comecei a ter medo de ter um filho.
As pessoas esquecem que ter filho não é um ato de procriação. É de criação, educação de um ser humano, cidadão. E que o mais importante nesta educação é o amor, carinho e companheirismo. Falta a estes pais ter consciência, ou vontade, de que se tem um filho, uma continuação de si, mas que nada é mais importante, e grande ato da família, do pai para o filho é quando de filho ele passa a ser o nosso melhor amigo. É ai que deve desembocar a criação. Este deve ser o desejo real de ser pai.
Que o pai deve ser o pilar que sustenta este ser, a segurança, o exemplo.
Portanto, se teu sonho for como o meu um dia fora, reflita. E muito.
Prepare um lar, não importa o tamanho deste, nem o conforto nem a beleza. Tudo isto deve estar em ti enquanto pai. Tudo isto tem que estar no teu carinho. É ele que deve ser grande, afável e radiante. Esteja preparado pra estar pronto quando teu filho precisar, e não é enquanto for pequeno que digo, pois isto é óbvio, mas quando ele for adulto, vai precisar mais ainda. Ele vai ter medo de estar sozinho. Não deixe. Faça com que ele saiba que tua casa sempre será, não importa quanto tempo passe, pra sempre, a casa dele. E que não importa quanto tempo já se passou, tu ainda sonha em ser o pai dele. E que ele ainda é o teu grande sonho.
Eu agradeço muito a todos os grandes pais do mundo. O qual sempre quis ser um.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo isso...
    Mas, muitas vezes, a ausência presente é mais dolorida. Então, cuidar e estar perto de um filho por que é obrigação, por que a criança é um peso talvez seja bem pior do que se ausentar de fato... Ficam as reticências do final para dar espaço a muitas considerações sobre isso...
    bjão Deivid... adorei...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns senhor escritor..!!! Bela reflexão..
    Não basta ser pai; tem que participar...!!!

    E é uma coisa que se tem que querer MUITO, MUITO MESMO... senão vira só procriação.. daí não tem graça..!! NENHUMA..!!!

    Acompanhar o crescimento de um ser que tu mesmo ajudar a fazer é algo que não tem preço..!!!

    Abraços..!!!

    ResponderExcluir